5 de abr. de 2012

A história do chocolate

Mudei algumas coisas no layout. Agora está mais limpo e menos dolorido de ler, porque meus olhos já estavam pedindo socorro com aquele antigo fundo berrante. Ah, e a barra de menus migrou ali pra sidebar. \o/

Quando se fala em Páscoa, imediatamente pensamos em chocolate. Não é a toa que ele era chamado de "alimento dos deuses", e até foi usado como suprimento para soldados em várias guerras, por dar energia e vitalidade. Mas você sabe como o chocolate se transformou no que é hoje? 

Pode parecer loucura, mas os primeiros a descobrirem os prazeres do chocolate foram os Mais e Astecas, povos que viviam na região do México e da América Central, há muuuuuuitos séculos atrás. O cacau era muito importante na sociedade deles, e suas sementes serviam até como moeda! A partir do cacau, eles fabricavam um líquido meio estranho, chamado tchocolatl (que é tipo o tataravô do chocolate). 

Quando o colonizador espanhol Hernán Cortés aportou na região do México em 1519, provou o tal do tchocolatl e levou algumas mudas de cacau para a Europa. O rei e a corte aprovaram a bebida, e foram acrescentados mais alguns ingredientes, como o açúcar. Os espanhóis guardaram o segredo da receita por um século, até que ela se espalhasse pela Europa. Mas o tchocolatl (ou chocolate, em espanhol) ainda era uma pasta espessa e de gosto amargo, consumida somente em forma de líquido. 
Henry Nestlé? Acho que eu
conheço esse cara...

E assim permaneceu por muito tempo. Somente no século XIX foi produzida a primeira barra de chocolate do mundo, pela empresa inglesa Fry and Sons. E pouco tempo depois, um senhor chamado Henry Nestlé, através de algumas experiências, inventou o chocolate ao leite. Depois disso vieram novos sabores e formas... E o resto da história você já sabe. 

Apesar de ter fama de vilão, o chocolate também tem vários benefícios (leia mais nesse link): melhora o humor, alivia a ansiedade e até faz bem pro coração! Mas isso se consumido com moderação, claro. Nessa páscoa, evite os chocolates brancos ou ao leite, e peça um ovo de chocolate amargo: são os melhores para a saúde e menos gordurosos, por terem maior concentração de cacau.
Ah, e depois desse post, pode dizer ao seu professor de História que chocolate também é cultura viu?

65 comentários:

Fernanda Zucolotto disse...

Sabia! Chocolate sempre teve cultura pra mim. E agora, além de gostoso, faz bem pra saúde, eita coisa boa -q
Tipo, eu sempre amei chocolate, mas não sou tão fã assim dos amargos. Eu já ganhei meu ovo e ele é trufado de chocolate delicioso da Cacau Show, sim, ele mesmo, o da embalagem azul, inveje KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Agora sim eu descobri porque tem a marca Nestlé, é a original u_u
E eu realmente não sei quanto é 10 FEET OFF THE GROUND porque realmente não pertenço a idade média porque eu realmente uso o metro como sistema de pedida e não os pés; e realmente não sei porque estou falando tantos realmente, realmente.
Um bezinhinho pra você -n
See ya.

Fernanda,
http://meianoiteequinze.tk

Luly disse...

É disso que eu estou falando. Uma pessoa que sente o mesmo que eu e que vivencia as mesmas experiências que eu tento viver. Também falo do carinho que ganho dos meus leitores e daqueles que comentam dando todo o apoio necessário. Eu fico muito feliz de saber que posso contar com pessoas assim na hora de escrever meus posts de desabafo e tristeza. Obrigada por cada uma das palavras escritas no seu comentário. Uma junção de letras que me fez pensar o quanto temos em comum. Tenho que agradecer por tudo, realmente, obrigada. Beijos, ls2jb.blogspot.com

Anônimo disse...

Eu sabia por alto a história do chocolate. Algo que eu aprendi há muito tempo, assistindo a um programa de televisão. E semana passada, assistindo ao programa Bem Estar - porque sim, às vezes eu assisto isso - eu me informei sobre as propriedades do chocolate e seus benefícios. E eu tive sorte por gostar logo do chocolate mais saudável. Meio-amargo é muito amor.

Uma ótima Páscoa para você, Carol!

P.S: Quanto ao seu pedido, acredito que nesse site aqui tenha os episódios de MIOBI para baixar: www.seriestvix.com. Caso contrário, vale desenterrar a conta do Orkut e procurar nas comunidades. Mas se você não conseguir, me avise que eu dou um jeito. Mas vale muito a pena assistir! Beijo.

Jéssyka disse...

Eu conhecia só uma parte, não sabia que foi o Nestlé que inventou o chocolate ao leite (que diga-se de passagem é o que eu mais gosto!)
Além de gostoso, chocolate tbm é cultura haha!

Beijo, beijo :*

Jéssyka disse...

Eu conhecia só uma parte, não sabia que foi o Nestlé que inventou o chocolate ao leite (que diga-se de passagem é o que eu mais gosto!)
Além de gostoso, chocolate tbm é cultura haha!

Beijo, beijo :*

dribs disse...

Chocolate é tudo de bom... Daqui a pouco vou abrir o meu! Rsrs.
http://pinkpimenta.blogspot.com.br/

Contando Histórias disse...

Ai, eu sou suspeita pra falar de chocolate. Adoro chocolate branco, apesar ser um dos menos aconselhados, rs.

Sobre a promoção de Jogos Vorazes lá do CH, é isso mesmo, você segue ambos os blogs normalmente, e só o SOALG, que não tem o Google friends , você segue pela pagina.

Isabela.

Juliana Rielli disse...

Amo chocolate, pena que arrasa com minha pele, deve-se comê-lo moderadamente mas... é tão difícil!! É tão bom!! hahaha
Quem sabe um dia eu consiga, sorte que já prefiro o chocolate com mais cacau, acho mais saboroso.
Adorei o post Carol :D
Beijos
glittersweet.blogspot.com

Alessandra disse...

AMO chocolate, sou chocólatra de carteirinha como 3 barras por dia, minha escola fica a caminho de um shopping cheio de loja de chocolate, vou resistir? haha
Adoro chocolate minha gente, de todos os tipos, formatos, o importante é que faz bem pra saúde haha
Boa Semana Santa Carol, Guarda meu chocolate em!
http://chica-de-cristal.blogspot.com.br/

Nathalia Passarinho disse...

Mew que História deliciosa.
Tenho vontade de comer o Puro cacau *--*

Anônimo disse...

CAROOOOOOOOOOOOOOOL, QUANTO TEMPO GURIA u_u
vc nem sentiu minha faltat ]= vish
Eu AMOOOOOOOOOO chocolate :3 omggg
mano, minha tia q faz ovo de pascoa, e tipo,dai eu vou la pra casa dela "ajudar" a fazer, pq eu mais como do que ajudo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
fazer oq, chocolate é mt gostoso u_u
eu sempre ganho da minha madrinha e tal, ~eles sao ricos, entao né...~hahahhahaha
enfim, odeio saber a origem das coisassss omfg
mas enfi, adorei a do tchocolatl
eu sabia q era tchocolatl kkkkkkkkkkk vei O_O

eu to comentando aqui e olhei pro lado, dai eu vi o FF do Meia noite e quinze que tá ali á seculos kkkkkkkkkkkkkkk
~ok, nao tenho nda a ver com isso~):
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Sempre quando minha tia faz, ela faz trufa também, pra colocar no meio. ou entao, uns ovinhos pequenos! hahaha
é uma deliciaaaaaaaaaaa os ovos que ela faz. omg

meu cunhado deu uma cesta de chocolate da cacau show p mim mae
kkkkkkkkkkkkk
vdd

ai, enfim, tava com sdds
u_U

BJKS
kkkkkkkkkkkk

Feliz Páscoa Carolina1!!!111111

Beijos,
bnascimentooo.tk

dribs disse...

Amor, arranja inspiração e se inscreve! Ia adorar de ver participar! :D
http://pinkpimenta.blogspot.com/

Jader Monteiro disse...

Nossa, como chocolate quase todo dia, mais nunca tinha ouvido ou lido a história da criação do chocolate..., mas para mim o chocolate tinha surgido muito tempo atrás através dos "Incas", sei lá..!
Gostei do do post, parabéns!

@Jader_Monteiro
http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

Larissa disse...

Tiozão Nestlé, que o dia em que você criou o chocolate ao leite se transforme em feriado. Amém. ;9 kkkkkkk
Passando para conhecer e seguindo :*

http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

marcela disse...

Chocoolate é vida! A criatura q teve a brilhantes idéia de criar chocolate devia ser canonizada.
Beijos!

Maria Lua disse...

Aiiin que legal saber sobre chocolate, amo demais hihi
http://perfeitateen.blogspot.com/

Anônimo disse...

Chocolate *----------------------* Eu sempre amei, agora ainda vou poder dizer que tô consumindo saúde! E esse negócio de melhorar o humor e mesmo verdade, quando tô num mau humor, com raiva do mundo vou e omo um pouquinho de chocolate e já melhora. Acho que as vezes me á tipo abstinência, pq no ônibus eu sinto meio que enjoo, tontura e como chocolate.. Hmmm, passa na hora. Ou vai é frescura minha pra comer chocolate mesmo. Amanhã vou comer até não poder mais. Não, brincadeira, chocolate me enche de espinha!!!


Beijokas,
Gislaine
{Atualizado: http://jeito-inedito.blogspot.com}

Larissa disse...

Siiiiiiiim, também sou feliz assim e ponto. Sofrer por "amor" não dá não é mesmo? Prefiro ser forever alone em certos momentos kkkkk
Valeu por comentar lá flor, volte sempre :*

http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

Dalva Caroline disse...

Resumindo: OS MAIAS SÃO UM GÊNIO E EU NUNCA VOU TER PROBLEMA CARDÍACO ! kkkkkkkk adorei o post, num sabia que o chocolate fazia tantos benefícios assim! ^^ AMei!
http://sweettime-blog.blogspot.com/

Matheus Marlley disse...

Carol, adorei... Eu não fazia a MÍNIMA IDEIA de que foi descoberto pelos Maias! Ótimo, o chocolate traz benefícios. Não vou abusar rsrs. De mais e de menos faz mal, né? Se eu disse isso à minha professora de História ela vai ficar louquinha! hahaha

Fiz um post no meu blog falando sobre a Páscoa, coincidentemente a primeira frase é basicamente igual à dessa postagem rsrs.

Adorei o blog, já estou seguindo.

Abraços
http://mentesvelhas.blogspot.com.br/

Anna Carollyne Oliveira disse...

Até Hérnan Córtes está na história? Não basta está na Geografia? Uhahsa. Nunca ouvi falar exatamente da história, principalmente do Henry Nestlé, deve ser por isso a marca Nestlé K'

O post foi ótimo Carol!
Boa páscoa, World-cutest.tk

Jeniffer Yara disse...

Tenho orgulho de dizer isso, não estou me gabando, mas eu já conhecia a história do chocolate *O* haha' Super interessante não? Eu ouvi isso de um professor e também li sobre isso em uma revista de História, é que amo História <3 rs

Beijos!

Pietra Alcântara disse...

E aaí CAKINHA!

Boooom, acho que seu método de organização é bem mais prático, papéis são a nossa salvação née? E sim, tava com saudade, fazia tempo que não visitava o Muggle... Bom, I'm back!

E sobre o chocolate, demais a história, mt show! Tinham que ser os maias, viu? Primeiro o chocolate, depois o fim do mundo, o que mais eles farão? ai ai HSUASHUAHSAU

Bjão :D
www.picturesandreams.blogspot.com

Pietra Alcântara disse...

Agr q eu vi, foram os Astecas SHAUHSUSHAUSHASU'

ASTECA, MAIA, DÁ NO MESMO.... KKK

Pietra Alcântara disse...

Agr q eu vi, foram os Astecas SHAUHSUSHAUSHASU'

ASTECA, MAIA, DÁ NO MESMO.... KKK

Anônimo disse...

oie lembra de mim?do YES!TEEN que mudou de nome para FOREVER YES!Teen e agora é o Create and Dream?não né?voce foi uma das minhas primeiras seguidores e sempre estaca no meu blog,mas você sumiu!!Linda,volta?

bj
www.createanddream.blogspot.com

Anônimo disse...

Sobre esse começo,da história dos soldados eu sabia.
Não há mal algum em se comer chocolate. Sempre suspeite dessa conversa de dar espinha xD

Larissa disse...

Ahhhh chocolate...Aí,aí,kkk
Não sabia a história dessa coisa bela,kkkk
Feliz pascoa!

http://girlsrepublic-s2.blogspot.com.br/

lulu disse...

Pots acabei de devorar uma barra, pk to de tpm e não tem nada melhor
Parabéns pelo blog
já estou seguindo se puder seguir o meu:
http://luannaravanelli.blogspot.com
Twitter: http://www.twitter.com/Lu_nalu
• BeijO e Boa Páscoa :*

Paloma Viricio disse...

Opa! Falou de chocolate, falou comigo mesma! Adorei o post. Você buscou um gancho legal relacionado á Páscoa. O mais interessante é que soube contar a história de um jeito que fisgasse o leitor até o fim. Ficou descontraído e super informativo! Boa páscoa para você!
Beijos!
http://palomaviricio.blogspot.com

Anônimo disse...

Meu Deus do céu, eu demorei MUITO pra te responder amiga o.O
Caramba, eu num sabia de nem da metade dessa história do chocolate, e agora, chocolate também é cultura, então eu sou uma pessoa culta porque eu sou chocólatra (what?).
Eu fico fascinada de saber que uma coisa que temos hoje tão fácil levou taaaaaaaaaaanto tempo pra ser produzida, é até estranho hahahah' Eu não gosto de chocolate amargo, que triste mano D: Eu gosto de chocolate ao leite, mas eu já tinha comprado meu ovo antes de saber disso, então, eu não estou me sentindo culpada -q. Bom falar contigo de novo <3

Ah, eu mudei a url do blog, se puder mudar nos afiliados, agradeço Caks :D
Beeeijos :*
www.im-perfeitos.tk

Matheus Marlley disse...

Ai ai, hoje é meu aniversário... Carol, feliz Páscoa a você! Que seus caminhos sejam iluminados por Deus. Muito amor e muitas felicidades!
Um grande beijo!!!

http://mentesvelhas.blogspot.com.br/

Iasmin Guimarães disse...

Amei o novo lay ^-^'

Bem interessante o post, bom saber sobre a história dessa delicia deliciosa :3

Bjs,
tem post novo no meu blog ^-^

http://darkening.freetzi.com/

Blog Moda Online disse...

Devemos agradecer a eles pelo chocolate!!
Feliz Páscoa!!
Beijos

blogmodaonline.blogspot.com

jaqueline disse...

a sim tem que deixar a sidebar transparente (:

Gabi (GRYMORA) disse...

Ai que legal o seu post. Sério, esses astecas eram deuses, man. Eles trouxeram um monte de coisas que hoje fazem parte do cotidiano.

Adorei saber a história do chocolate, pois eu sou CHOCÓLARA assumida.

E eu amo amo amo o chocolate ao leite, principalmene o tal do Ferrero Rocher (gente, que que isso?).

Aushuhus, tenta fazer aí com as suas categorias. Verá que fica organizadinho.

Beijos!


delicadissima.com

Carol disse...

Por trás do chocolate, tem muita cultura hhaha
Já conhecia a história, mas não sou lá muito fã de doces não ahaha
Adorei teu blog, estou te seguindo!

Beijos,
#Resenha falada.

Camilla ♥ disse...

Oie Carol!

Interessante seu post sobre chocolates *------*

Tem post novinho no meu blog! Confere lá *-*

Feliz Páscoa!

Bjonas e fique com Deus ♥

Camilla Martins - http://sugar-dance.org

Natália das Luzes disse...

só digo uma coisa: chocolate é vida ^^

Jooy disse...

WOW dahora a história, mas nessa páscoa não vou moderar no chocolate não, sabe, estou destinada a engordar. hahaha beijos.

Danny disse...

ah, chocolate, nossa eu adooro, e ainda faz bem pra sauúde, huum, aai que é bom! Vamos comer chocolate gente \õ/ ei, to seguindo seu blog aqui .. Se poder, retribui D

Beijoos

http://meeninamulheer.blogspot.com.br/

dribs disse...

ENGOOORDE E QUE AMANHA VENHA ACNE E MAIS ACNE! =P
http://pinkpimenta.blogspot.com.br/

Samara Paes disse...

Olá linda, obrigada por comentar no meu blog, já estou seguindo.
Não, o menu não fica igual o meu, mas eu vou fazer um tutorial de como fazer um menu igual o meu, ok?
Beijos e até mais!

Gaby disse...

Oie Carol!
Adorei seu post sobre o chocolate. Evito comer demais porque senão as espinhas tomam conta do meu rosto e isso não é nada legal.
O Henry Nestlé é o cara! Tio, obrigada por fazer a vida de muitas pessoas ao redor do mundo ser mais gostosa e feliz! *-* (Pode rir com o meu ataque de loucura)
Aproveito para avisá-la que atualizei o Blog. O post não é muito recente, mas aposto que irá gostar.
Boa semana!
Beijos ;*

Iasmin Guimarães disse...

Oi :D
Verdade, eu sempre achei isso... O aniversariante é realmente quem menos curte '--' E eu odeio ficar sorrindo pra td mundo, isso enjoa... Eu ia mandar todo mundo se ferrar kk

Bjs,
http://darkening.freetzi.com/

Wagner Noya disse...

Realmente não sabia a verdadeira história do chocolate rsrs super legal vio?
adoro chocolate quer dizer quem nãoo gosta? kkkkk
bjão já estou seguindo teu blog.
http://estilo4u.blogspot.com.br/

Jeniffer Yara disse...

Hey, esperando post novo por aqui hein? hehe'
Vim responder de novo, por que eu AMEI Love Story da Taylor Swift no filme Cartas para Julieta, quem disse que não foi legal?! rs'
Enfim,beijos!

Meu outro lado

sss disse...

Hum, chocolate ....nunca comi tanto HAHAHA Adorei a história :)
Tá melhor mesmo o novo lay , deixa a visão menos pesada.

Tu pirou nos meus pen drives felizes e futuramente comercializáveis né? HAHAHA

http://evelynrestyles.blogspot.com.br/

dribs disse...

Carol, eu já comi todos, menos 3. Minha barriga já tá morrendo aqui kkkkkk
http://pinkpimenta.blogspot.com

Gabi (GRYMORA) disse...

KKKKK! Peixes são "sem gosto" pra mim. OKpaokspokspoas! Tem que colocar 500g de tempreo pro negócio ficar bom. LOL!

Ai que bom, flor! Fora que ficou maravilhoso deste jeito! Ficou lindo. Falando nisso, eu preciso urgentemente fazer um novo layout pro meu blog.

Então, minha Páscoa foi farta de comida e minha bronquite aguda... ~chora~

Mas fora isso, foi ótimo.
Beijos!

delicadissima.com
delicadissima.com

Matheus Marlley disse...

Nossa, quem me dera se eu tivesse 14 anos para sempre! RSRSRS Pode deixar que aproveitarei, sim. Amo chocolate.

http://mentesvelhas.blogspot.com.br/

Anne Gattini disse...

CLAAAAARO que chocolate é cultura, por isso eu acho que devemos leva-lo de lanche e comer nas aulas de História acompanhado de um cobertor :D #quemnunk kk
Deu até uma vontade de procurar cade o meu ovo kkk.

Beijos mil
Ana
meninasantenadas.tk

Mari disse...

Quanta cultura!! hahaha eu não sabia que o chocolate era tão velhinho assim o.O e eu que tenho alergia a chocolate, acredita? :(

Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} disse...

esse senhorzinho é o cara *---*
adorei a história, nao sabia mesmo!
boa semana
;*

Anônimo disse...

Oi, Carol!
Como já comentei nesse post, não tenho muito a dizer. Mas o novo layout ficou bonito, mais "clean". :)

Como andam as coisas? Por aqui andam bem cansativas. Também "chorei" pelo feriado ter acabado. Agora é só contar os dias para as férias de julho. Hahaha.

Beijo!

Thalita Maia disse...

Amo demais chocolate *-*
Beijos ;*
just-a-girl21.blogspot.com.br

Realistas . disse...

* vai passando de fininho * -n OOOOOOOOOOOOOI CAROLZETE ))))))):
Pô mana, mil desculpas. Acabei de comentar no MNQ quase de joelhos, sei que o meu blog está realmente as ruínas. Nem deve existir mais na cabecinha dos blogueiros. :c
Bom, vamos aos motivos: o meu notebook. Pois é, o meu carregador está com mau contato. Eu colei um durex nele, e até aí tudo bem. Mas, quando eu fui ver, a luz acabou do nada (do note) , e agora não liga mais. Pois é. Minha mãe vai me espancar, mesmo eu tendo ganhado do meu avô. Ele não tem nem um ano, mas eu não posso fazer nada se ganho o mais barato. -.-
Enfim, tem computador aqui em casa, mas eu não faço a mínima ideia de quando vai ser o próximo post, because eu não aguento a lerdeza daquele computador.
Maaaas, vamos parar de melodrama, que eu sei que a Carol me ama demais da conta, e vai perdoar todos os meus pecados, né? S2s2s2s2 -n
Sobre o post, você está muito maudosa, viu? Falou de caspa do outro, e agora me lembrou das minhas lemdas espinhas. Sinceramente? Eu sei que sou o curupira, mas não precisa me lembrar disso, pô! -n
Voltando, que maneiro essa ideia de ser "Não sei o que Nestlé". Agora eu posso saber quais são as marcas posers, né Arcor ? -n
Te juro que só sabia o básico da história do chocolate, pois o que me importa é ele se deliciando na minha boca, mas ok -nnn
Bastante interessante o fato da onde começou tudo, e também todos os seus benefícios. Assim posso dar uma desculpinha pra minha mãe, KGDSAFJ
Como eu estou no celular novamente, não dá para ver o Layout chora' . Então, quando eu tiver o meu notebook de volta, ou um novo, eu comento ok. -q
Ah, graças a Deus você tirou aquele fundo (segundo você no post, se é verdade eu não sei, né mafiosa -nnnnn) , por que é muita ilusão de ótica para dois pequenos olhinhos -n
Bom, eu estou viva, e comento/posto quando eu resolver minha vida. Desculpe pelos erros, esse celular já tá me dando formigamento.
Beijos,
Cla.
Nemsemprerealidade.blogspot.com

Realistas . disse...

Aaah, e esqueci de falar que ganhei um Kinder ovo, um ovo que não consegui descobrir qual a marca, e uma caixa da Nestlé - a marca original -n -
Esse homem tem meu respeito, fala sério.
Chocolate é nozes. DHKGSH

Beijos denovo,
Cla.

NSR / blogspot.

dribs disse...

Poxa, não conseguiu não? :/
Mas qualquer coisa, tenta denovo!
http://pinkpimenta.blogspot.com.br/

Jader Monteiro disse...

Ah, eu te indiquei na 'Tag' la´no meu blog...
Se der, e vc quiser, responde, tabem?! (;
Beijos! :B

@Jader_Monteiro
http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

Carol Nana disse...

Não conhecia... adorei o post!!!

Chocolate é uma maravilha neh!
Beijos

http://dropsparadise.blogspot.com.br/

Jooy disse...

oie '^^ só vim dizer que tem post novo lá no meu blog, quando puder vai lá dar uma olhada :3

Iasmin Guimarães disse...

Oi,
tem post novo no meu blog (:
http://darkening.freetzi.com/

Anônimo disse...

carolzinha, kd tu?
kkkkkkkkkkkkkkkkk
:(

Matheus Marlley disse...

Ah, com a prática você aprende a usar os editores. Os milagres que fazem são realmente incríveis!
http://mentesvelhas.blogspot.com.br/