12 de ago. de 2012

Falar é fácil


As Olimpíadas terminaram neste domingo, e foi a melhor participação do Brasil na história (Olimpíadas de novo? Chega de Olimpíadas nesse blog, cara). Ganhamos 17 medalhas, e muitas em esportes em que nem imaginávamos ganhar. O que dizer de um bronze no pentatlo? E das medalhas no boxe? Por outro lado, muitos que eram favoritos acabaram saindo de Londres sem medalha.

Entrar nas redes sociais nesses momentos me revoltou. Não pelos resultados, mas pela atitude da torcida. Vi muita gente crucificar nossos atletas sem ao menos entender metade do que estava falando. Pior ainda quando tive que ouvir minha irmã dizer: “o Brasil é uma droga, ein” ao saber que terminamos em 22º no quadro geral de medalhas. Nos achamos no direito de apontar o dedo e criticar, reclamar que dá sempre China e EUA na liderança... Ficar em 22º não é o resultado que gostaríamos, mas em vista da estrutura que os outros países dão a seus atletas, deveríamos é ficar felizes com cada medalha conquistada.

Eu já disse e repito: o esporte olímpico brasileiro é muito desvalorizado. Os únicos esportes que o brasileiro acompanha e valoriza são futebol e vôlei (por coincidência, os esportes em que somos melhores). E só nos “lembramos” que outras modalidades existem durante uma Olimpíada ou Pan-Americano. Mas os atletas, que batalham e lutam diariamente, se preparam por quatro anos para estar lá. E muitos deles, sem o menor incentivo. Se ganharam alguma coisa, é por puro esforço e talento.
Hoje estava lendo que o pai de Esquiva Falcão, medalha de prata no boxe, não tem nem linha telefônica em sua casa no Espírito Santo. É inacreditável.

E quando falo de estrutura, falo também em investir na formação de crianças, investir nas escolas. Como vamos cobrar resultados na natação se as crianças brasileiras não têm acesso a piscina? E como vamos cobrar um “novo Guga” no tênis, se tênis é esporte de burguês, praticado em clubes particulares? Aí vêm uns bonitinhos a cada quatro anos querendo reclamar. Me poupem.
As próximas Olimpíadas serão no Rio, em 2016. Com a competição sendo sediada aqui, a pressão em nossos atletas será ainda maior. Espero que a torcida os apóie, nas derrotas e vitórias, ao invés de apenas criticar.  

24 comentários:

Manu Sampaio disse...

O problema do brasileiro é que ele reclama e não faz nada. Tipo, eu não gosto muito do Brasil, mas admito que em esportes somos até bons (em futebol principalmente, somos um dos melhores). Acho que a colocação do Brasil nas Olimpíadas foi satisfatória, quem vive reclamando devia estudar, pesquisar e se informar primeiro antes de bancar o idiota que não sabe de nada.

Beijos
www.garotadeallstar.com

Raissa Passos disse...

Enquanto o Brasil continuar investindo milhões em futebol e desprezando os outros esportes nós jamais teremos chances...

LUANA ANDRADE disse...

Vou confessar , nao gosto de olimpiadas, nao mesmo rs! mas o Brasil até que é bom, e merece ganhar muitas medalhas *-*

Beijos e nao deixe de me visitar !
www.paradateen1.blogspot.com :3

Unknown disse...

Meu Deus....Sabe qual é meu sonho?Ser que nem o sue blog,bom conteudo,otimo desing,
organização e muitos seguidores.Porisso estou te pedindo de coração para me ajudar
nesse meu pequeno sonho,mas como você pode me ajudar ? Você pode seguir meu blog e comentar
em uma postagem pois estou fazendo o mesmo,ou até aceitando o meu pedido de parceria...
Não estou pedindo esmola nem nada(kkk) só estou pedindo uma ajudinha,seu blog é muito lindo
e o meu não chega nem aos pés do seu,será que você pode ajudar essa pessoinha aqui ?
http://trashy-place.blogspot.com.br/
boa semana anjo fica c Deus
concordo cntg ttd muundo so sab criticar, uero ver fazer melhor!! RUUm

Anônimo disse...

Olha, parece que eu estou lendo um texto que eu mesma fiz. Concordo com tudo o que você disse. Os brasileiros tem muita garra, mas falta investimento por parte do governo. Por exemplo, não exitem nem 5 vilas olímpicas, em todo o Brasil, capazes de dar o suporte necessário aos atletas. Muito menos escolinhas que capacitam os jovens em qualquer atividade.
E outra, o Brasil é bom no futebol? Sim! Eu não nego. Só que esse é um esporte que recebe muitos patrocinios, por isso tantas escolinhas e clubes. Agora, quero ver achar uma boa escolinha de vôlei, basquete ou qualquer outro esporte que custe menos que R$100,00. Assim, como você falou, espero que todos possam dar aos atletas de todas as modalidades o mesmo respeito que dão aos jogadores de futebol. Afinal, seja em qualquer esporte, quando o atleta chega a olimpiada é porque se esforçou.

Ufa, desabafei. Adorei o post!

Beijos,
http://chicklitobsession.blogspot.com.br/

Heloísa Bailarini disse...

Gostei do blog e gostei do jeito que você escreve! E concordo plenamente com você a respeito dos brasileiros e suas atitudes sobre esportes em geral. Nós ficamos muito bem pra um país que estimula apenas o futebol e o volei (naquelas ainda...). E sobre as olimpiadas em 2016, eu também espero um desempenho melhor da torcida e dos atletas.
Beijos!

Realistas . disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK, CAROL BOLADA, FÍ.

Aí, eu comentei no último post das Olimpíadas, e você não foi no NSR, acho que está xatiada comigo.
~sofrendo~

Também fico bastante irritada com alguns brasileiros que abrem a boca pra falar mal do Brasil nessas horas. E sempre vejo no Tumblr pessoas reblogando coisas do tipo: ''Qual doce é o preferido da Demi?'' ''Aonde a Katy se emocionou com a platéia?'' E na hora que tem uma oportunidade apunhalar o Brasil pelas costas.
Por favor né.
Duvido que odeiem tanto assim. As pessoas tem que começar a valorizar as coisas que tem, o lugar onde vive, pfvr.
(tá, chega de drama)

Não fiquei muito feliz com o resultado, realmente, mas nem ligo muito mesmo pra esses Jogos. D:

AAI, estou sem água em meu corpo até agora. O filme Part Of Me me emocionou muito, plmdds.
Você tem que ver para tricotarmos sobre o filme, hahaha.

Muitas saudades de você, Carolets. :'(

Beijos,
Cla.
(Ah, desculpe o comentário pequeno, é que já é 4:00 S_S SIM! A GREVE AINDA NÃO ACABOU! MEU DEUS DO CÉU!1!11onze)

nemsemprerealidade.blogspot.com

:] disse...

A-r-r-a-s-o-u no texto, mandou super bem, acho que você daria uma excelente jornalista! E é isso aí que você escreveu, a galera só crítica, mas não lembra das péssimas condições que alguns atletas têm que enfrentar para chegar nas olimpiadas, muitas vezes sem estrutura nenhuma para treinar. :/

Lembra de mim? Sou a Desneurada, dona do blog Desneurando. Se você lembra de mim, sabe que eu tava sumida do mundo blogueiro: Já desativei meu blog um montão de vezes, mas sempre acabo voltando. kkkk Espero que se lembre de mim, você comentava bastante no meu blog. :]

www.d-e-s-n-e-u-r-a-n-d-o.blogspot.com

Gabi (GRYMORA) disse...

Falou tudo! Aqui no Brasil, nós só se importamos com o futebol e o vôlei. O resto até eu esqueço... O.o

Espero que até 2016 o povo invista mais no treinamento de novos atletas.

Beijos!

delicadissima.com
delicadissima.com

Unknown disse...

O mais engraçado é ver reclamar aqueles que estão na frente da televisão sem mover um dedo. Não acompanhei a olimpíadas, mas fico orgulhoso do Brasil até se ele só trouxer uma medalha!

http://naomeentendamal.blogspot.com/

sukita de uva :3 disse...

Olha, eu nunca fui chegando em esportes, nem futebol, muito menos em volei... Eu corria na hora da educação física, realmente odiava ter que fazer isso, e sempre que fazia ou machucava alguém ou saia machucada e_e
Bem, eu queria MUITO fazer natação, muito mesmo!!1! Mas infelizmente, só quem é sócio do club ou em influencia nele faz.. E olha que é um serviço "para todos" ¬¬

Enfim, eu não posso dizer se o Brasil ta péssimo ou mal, se joga bem ou mal pq eu não entendo disso e nem vi as olimpíadas, eu só penso que todos deviam valorizar outros esportes, e não só o futebol. Correr atras de uma bola, é muito fácil, agora eu quero ver você pular 39848389894389 metros, sair correndo qe nem um louco HAHAHA

http://rascunhosdasuuka.com/

Pathy Moreira disse...

Olá, seus posts são ótimos!! Adorei seu blog e já virei sua seguidora, se tiver um tempinho venha conhecer o meu blog, ficarei muito feliz e se gostar me siga!

www.todacharmosa.com

Se for possível me ajude e curta as fanpages do blog:

www.facebook.com/blogtodacharmosa
www.facebook.com/pathymoreira

Beijão ♥

Julie Duarte disse...

Concordo! Vi muita gente falando mal dos nossos atletas, mas ninguém sabe o que eles passaram pra chegar ali. Só sabem criticar... Ir lá representar o pais, ninguém quer.
Tenho orgulho dos nossos atletas, pois se esforçaram pra levar o nome do Brasil lá pra fora e vencer.

Julia Matos disse...

Adorei!Falou tudo!Temos mais é que ficar felizes mesmo,pelo ou menos ganhamos algumas medalhas...
http://tobelegant.blogspot.com.br/

Nathalia Passarinho disse...

Falaram que os "nossos" atletas, não ficaram em uma boa posição por falta de patrocínio e outros recursos.
Quem sou eu pra dizer alguma coisa? Eu só assisti assiduamente a prova de Natação;
Cielo é Lindo *0* oiejejoi

Stephanie P disse...

Olá, gostei do seu blog e estou seguindo!
Dá uma passadinha no meu também! Beijo!

http://dezessetedesejos.blogspot.com.br/

Laura Cecília disse...

Adorei o post, seu blog é mito legal! Se puder visite o meu!
Já estou seguindo.
encanto-do-livro.blogspot.com.br/

Juliana Martinelli disse...

Pra um país sem patrocinio algum e sem incentivo, o Brasil foi até bem!


@littlepistols
http://portifoliodasletras.blogspot.com.br/

su disse...

acabaram tão rápido!!! e não acompanhei um jogo inteiro. na vez que liguei pra assistir o vólei masculino [o meu preferido], o Brasil estava perdendo =[
mas,que bom q a seleção feminina ganhou =]
Emilie Escreve~ | Fanpage | @blogabs

Jéssyka disse...

Eu achei que o Brasil foi bem, levando em consideração a total falta de patrocinio e incentivo a prática de esportes...

Beijo, beijo :*

marcela disse...

Não acompanhei essas olímpiadas e nem sou lá a maior fan de esportes, mas de uma coisa eu sei. O povo reclama MUITO!!!!!!! E, por isso, é melhor nem estressar com essas coisas.
Beijão!

Carol Nana disse...

Reclamar é fácil, agir em prol da mudança ngm quer... hunf!
Adorei o post!
Beijos, Carol Nana
www.chadtarde.com

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...


HEYYYYYYYYYYY CAROLINA <3 DASJSDALKKLÇSA
ENFIM OK
OLÁ CAROL <3 quanto tempo ): Meu Deussssssss
TO RESPONDENDO UM COMENTARIO SEU, DEPOIS DE 2 MESES
KKKKKKKKKKKKKKKKK
TENHO Q TOMAR VERGONHA NA CARA... EITA :O
enfim, somos 2 que tem mania de falar "enfim" TODAAAAAAA HORA
UHAHUAHUA
Enfim, eita que coisa linda ficar sem PC nas ferias u.u
DSLÇKLKÇASKLÇASKLÇASLKÇSA
HAUHAUHAUHAUH
Daoroa sua vida mesmo!!!!!

Nem me fale em olimpiadas amiga u.u
enfim, de onde vc eh? Vc eh de SP? enfim, é q onde eu estudo, a escola é famosa e tal, tipo escola grande e conhecida tlgd? dai participa de olimpiadas e orra.. mano KLDSAÇLKSDALKSA
n quero falar sobre isso. enfim
vc do jeito que fala tipo "Eu já disse e repito: o esporte olímpico brasileiro é muito desvalorizado."
me lembra mt esses negocios politicos, vish. sei lá
enfim, acho que eh obvio q os esportes que somos melhores (nós: Brasil) seria o mais valorizado, como o volei e o futebol.
Ahh, o Esquiva falcãooooo hahahahha sei qm é.
Enfim, que post maravilhoso!!! Amei.

beijos,
bnascimentooo.tk