28 de abr. de 2012

A educação no Brasil

28 de abril. Hoje é o Dia Mundial da Educação, instituído há 12 anos, durante a Cúpula Mundial da Educação, em Dakar. Que a educação é primordial e tem a capacidade de mudar um país, todos já sabemos. Mas não é mistério pra ninguém que o Brasil ainda deixa muito a desejar nesse quesito. 

O ensino público do Brasil é uma catástrofe. Professores com baixos salários, prédios mal cuidados, falta de estrutura, alunos desinteressados... E eu posso comprovar tudo que estou dizendo, porque estudei quase a minha vida toda em escola pública. 
Apesar de 80% dos jovens de 15 a 17 anos frequentarem escolas, isso não significa, necessariamente, que eles sairão de lá instruídos. Pode parecer loucura, mas grande parte dos adolescentes que terminam o Ensino Fundamental ainda são analfabetos funcionais, ou seja, mal sabem ler e interpretar um texto. 

Já passou da hora de o Brasil entender que, para um país ser realmente desenvolvido, a educação é o primeiro passo. Afinal, de nada adianta sermos o 6º país mais rico do mundo, se a população continua sendo ignorante. Não adianta colocar 50 alunos numa sala e achar que tudo está bem porque "as crianças estão na escola". Agora me diz se filho de deputado estuda em escola pública. 

Será que um aluno de escola pública tem chance de competir com um de escola particular para ingressar nas Universidades Federais? Até parece. Podem dizer o que quiserem sobre igualdade. O abismo entre ricos e pobres começa no momento em que eles pisam na escola. 

51 comentários:

- Mi disse...

´pois é, o governo vem priorizando td menos a educação não levando em consideração que os alunos de hj são os profissionais de amanhã..

chÊroo

Blog Moda Online disse...

Nem imaginei que hoje seria dia mundial da educação. Isso é uma coisa que deve melhorar muito no Brasil. Já estudei em escola particular e hoje estou em uma pública, e posso dizer que aprende mil vezes mais do que na particular.
Beeijos

blogmodaonline.blogspot.com

Manu Sampaio disse...

Concordo. Eu critico a educação brasileira e todos ficam dizendo não sou patriota e que devo valorizar o que tenho. Mas sinceramente, por que ser patriota? Um país que daria tudo pra ser bom, com suas praias lindas (por mais que eu não goste de praias .-.) e outras coisas é um fracasso em educação. Acho que tá faltando mais comprometimento dos professores, mais dedicação e disciplina, pra que os alunos levem a sério. Beijos

Garota de All Star

dribs disse...

A educação no Brasil é o que faz o país ser menos desenvolvido!
http://pinkpimenta.blogspot.com.br/

Anna Carollyne Oliveira disse...

A educação no Brasil, é terrível. É de dar vergonha ao país, nossa. Eu acho que a escola pública só irar "competir" com as particulares quando os políticos se ligarem e investirem.. *algo muito difícil*

http://world-cutest.blogspot.com.br

Unknown disse...

Olá, Carol! ^-^
Nossa, me identifiquei totalmente com você! *o* Também tenho 15 anos, sou uma pottermaníaca, uma nerd ;B , aamo o Daniel e de normal... bem, não tenho nada.
Sigo aqui, segue meu blog?
www.carnesecacomcheddar.com

Ah, eu também faço parte da Equipe do WebLineTeen ;) (www.weblineteen.blogspot.com)

Anônimo disse...

Sinceramente, eu não acho o ensino brasileiro ruim, porém não é um dos melhores. Só acho que o ensino para evoluir é necessário a participação dos alunos.
Garota Dilema | Encomende um layout.

Rangel disse...

Olá minha linda, na oportunidade gostaria de agradecer sua visita e comentário em me site: http://rogermaxrjs.com.br...

Quanto ao conteúdo dantes mencionado em sua postagem assevero que não precisamos ser tão simplórios em relação ao fato do analfabetismo funcional, não sou grande coisa, mas pela graça e misericórdia de Deus lecionei em Escola Pública Municipal e Estadual (2000 a 2007 e 2010) e, por incrível que possa parecer o que a querida menciona no 3º parágrafo

"Pode parecer loucura, mas grande parte dos adolescentes que terminam o Ensino Fundamental ainda são analfabetos funcionais, ou seja, mal sabem ler e interpretar um texto"

tivemos a oportunidade de vivenciar tal fato no ensino médio - outros, mas aqui é mais grave -, numa turma de 2º ano, claro que não eram todos, mas sem alarde eram mais da metade da turma, num grupo de quase 40 alunos...

O problema de nossa educação estão relacionados, elém da desvalorização profissional e baixos salários são os maiores agravantes 'a falta de educação familiar e a importância financeira do aluno, já que um aluno custa caro', sem contarmos o fato da exploração por parte da instituição escolar, já que muitas das vezes o professor tem que lecionar diversas disciplinas, em alguns casos nada relacinado à sua área de atuação... Hoje temos professores graduados em letras lecionando matemática e seus inversos... Isso é um absurdo, covardia sem medidas... Ainda há casos de professores que tem que ter diversos trabalhos para se manterem, com vários empregos, não conseguem estudar, reciclar seus connecimetos, quanto mais servir aos alunos como manda o figurino...

Deixo a indicação do seguinte link do livro (História da Educação no Brasil) em nosso site:

http://rogermaxrjs.com.br/Blog%20Posts/historia-da-educacao-no-brasil.html

é uma leitura deveras fantástica...

Minha linda, um grande abraço, um beijão no fundo do coração e obrigado pela visita, será sempre bem vinda... Fica na paz meu anjo.

Rotina Agridoce disse...

oi,
adorei o post
educação é tudo!! Mas aqui no Brasil é péssimo, em especial as escolas públicas, em vez de melhorar, piorou de anos para cá.

adorei seu blog, muito lindo!
estou te seguindo, segue o meu tambem

http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

@lostgirlygirl

bjos

Jader Monteiro disse...

Concordo plenamente com você! *-*
O governo não liga para a educação da população; eles querem nos deixar ignorantes, para que assim continuem a roubalheira do NOSSO dinheiro!
FALO MESMO! U,U'

ps: eu simplesmente adorei seu post, parabéns! (;

@Jader_Monteiro
http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

Iasmin disse...

Oi,
realmente o ensino público não é os melhores. Também estudo em escola pública e confesso que tem muita gente que é semi-analfabeta lá, e mesmo assim passa de ano. São muitos erros de português, muitas notas baixas e talvez a culpa não seja só do ensino, muitas vezes são dos alunos também que não cooperam com absolutamente nada.
Claro, isso é uma parte da culpa, o resto é todo do país que pouco se lixa para a educação dos pobres -q

Eu não gostei muito do meu vlog, mas tutu pen kk Você acha que eu tenho sotaque? KKKK

Awn, eu acho fofo sotaque do interior de SP, uma vez minha prima de lá veio pra cá, eu cheguei a pegar a mania de falar "PORRRTA". Aí eu fui pedir pro meu irmão fechar a porta: Fecha a porrrta aí. KKKKKKKKKKK Tenso.
Em que parte do interior cê mora?

Bjs,
http://darkening.freetzi.com/

ChocoTea disse...

Realmente é um problema, mas daí eu penso: A primeira coisa que o povo pensa é em culpar os políticos, mas quem põe eles lá?
Somos nós. Nós decidimos nos conformar.
Estudo em uma escola pública, e tirei notas acima de aulos de particulares da cidade, mas isso como é cidade pequena, os mesmos professores das redes particulares, são das públicas, mas realmente o abismo entre salários, culturas e melhoras são enormes.
Mas eu penso que quando alguém quer, não é educação que define, é claro que uma moça, como vi na A Liga, rica, escola boa, se forma fácil em Medicina, já um de escola pública tem que lutar e se esforçar mais ainda, E aí entra a questão, porque então não tentamos lutar pelo pouco que nos resta? Esses tempos escrevi esse pequeno e delicado texto depois que vi um menino comparando uma escola à uma cadeia, comentando que eram iguais:

"Odeia a escola? Então pense bem antes de reclamar de políticos, de meninas que ouvem músicas que as chamem de vadias.
Escola traz cultura, traz conhecimento, nosso maior bem, coisa que as pessoas deveriam saber, porque de gente imprestável o mundo está cheio, precisamos de pessoas capazes de lutar, capazes de buscar o conhecimento e não desistir.
Além do mais, Ordem e Progresso, se não gosta das regras da escola, ótimo, se não fica na escola, vai acabar ficando em uma prisão, que vai muito além de roupas e celular serem proibidos."

REVOLTA, REVOLTA, REVOLTA ~

Mas enfim, é isso ~ Adios manola u.u

http://avidadealguemanormal.blogspot.com.br

Iasmin (http://darkening.freetzi.com) disse...

Ooi :3
KKKKKKKKK Agora eu quero te ouvir falando bernardo, sério kkkk

Pindamonhangaba, nosfa, que nomão KKKKK Na última vez que fui aí, eu fui em Mogi Guaçu :3

Te aceitei lá no last.fm \õ

É, se eles pegassem a grana do bolsa família, poderia ajudar um pouco, né? Mas o pior é que tem família que realmente precisa dessa "Bolsa Familia" :/

Bjs,
http://darkening.freetzi.com/

ChocoTea disse...

Apesar que o Bolsa Família tem que ter as crianças sem faltas na escola, mas enfim, o povo se contenta muito fácil, vejo muitos reclamando da falta de cultura no Brasil, e de um programa de musicoterapia dos EUA, choveu gente falando que aqui não tinha, depois mostraram o final da reportagem, aqui no Brasil existe, mas quem se importa em pedir divulgação?
Lembrei da menina da A Liga, ela tava quase morrendo de bebada e fazia residencia de medicina, é muito mais fácil para ela conseguir passar em uma faculdade tendo melhor ensino.
E essa é uma verdade mesmo sobre o trabalho, ou muitos são assim: Quero fazer medicina - Não sabe nem a tabuada do 2 '-'
Olha, querendo ou não, eu sou a favor do capitalismo nessa ideia de sempre irá existir pobres e ricos, contudo, a mulher pode ser uma doméstica, balconista, mas no mínimo, saber escrever a própria língua, errar é de boa, mas tem coisas que.. Medo.

É muita revolta para duas pessoas! shaushau
Então, eu ia colocar uma sinopse, mas existe uma coisa linda chamada preguiça <.<
Já estava a duas horas coletando imagens ~ >.<
de boa, de boa...

É isso ~ Adios

http://avidadealguemanormal.blogspot.com.br

Rachel Dias disse...

O problema é que nenhum governante quem um povo culto , um povo que pense. Alunos de escola pública são ensinados para serem empregados , para não subir na vida MESMO.
Você acha que ainda haveria corrupção se os brasileiros fossem cultos ? Provavelmente não, ninguém ia deixar.
O problema é histórico , e não vai ser tão cedo que resolveremos,porque é um ciclo fechado. Ignorância > Elege Corruptos > mantêm a ignorância .
É uma tristeza mesmo, mas eu ainda acredito em nosso pais ;/
http://apesardasnuvens.blogspot.com.br/

Maaria Eduarda Andraade disse...

Te dou todo apoio,
o governo não liga pára educação,
a educação no Brasil, é precaria.
Um Grande Beijo, duda ♥
blogapenasmenina.blogspot.com

Fê Falleiro disse...

Olá passando por aqui pela primeira vez para dar um Oi.
O seu post é um assunto que me deixa muito triste mesmo, concordo muito com vc. Estava lendo que aqui no Rio de janeiro o ensino inclusive particular ta muito abaixo do considerado padrão em outros países. Triste...
bjos

HONORATO, Sandro. disse...

Olá :)
Pode até ser dia Mundial da Educação mas no Brasil esta palavra parece nem existir :O
Cadê o governo? cadê escolas de qualidade? lamentável

Estou seguindo teu blog,é bem legal o seu espaço :)
Beijos e cuide-se

www.rimasdopreto.com

Anônimo disse...

Isso é realmente um problema no nosso país. A educação a cada dia está ficando baixa, e isso prejudica. Emfim, educação é tudo!
Beijos, momamoraes.blogspot.com

Maíra M disse...

Adorei o post *-* Eu estudo em escola publica e concordo com o que você escreveu. É realmente muuito triste e revoltante!
http://diario-da-descabelada.blogspot.com.br/

Jooy disse...

você simplesmente falou tudo! esse ensino público brasileiro é uma "fezes", na verdade não é somente o ensino público, praticamente tudo público desse país esta uma fezes... Revoltante.

Gaby disse...

Oie Carol!
Amei sua crítica.
Sei muito bem como é estudar na escola pública: Alunos desmotivados, outros que só pensam em festas e namoros, professores que faltam mais do que lecionam, prédios mal cuidados entre vários outros itens. Meu Ensino Médio foi uma verdadeira porcaria... Dei graças a Deus quando terminou porque não aguentava mais ver as mesmas pessoas e funcionários com má vontade de trabalhar.
O mais triste nessa história é saber que vai demorar muitos anos para que esse problema seja resolvido. Infelizmente os nossos governantes não investem o suficiente na educação no país. Falta mais atitude da população também que não cobra nada dos políticos que colocam em Brasília.
Espero que um dia o sonho de se ter um ensino de qualidade nesse país se torne realidade. Enquanto isso, o jeito é colocar a mão no bolso e colocar as crianças em escolas particulares.
Convido-a para ler o novo post do Blog.
Beijoquinhas ;*

Mari disse...

Concordo muito!! O Brasil não investe em educação porque uma população burra é muito mais fácil de ser manipulada. Adoreei o post e fiquei feliz por você ter gostado do meu blog :D
Beijão!!

Gabi (GRYMORA) disse...

*********APLAAAUSE************

Sério, falou tudo que tinha vontade de falar. Do que adianta sermos um país rico se somos ignorantes (em questão acadêmica)e ainda mais, este dinheiro estando em poder da elite?????

Do que adianta?

PArabens pelo post... (ah e se estiver achando estranho o meu coment[ario, [e porque meu teclado est[a com s[erissimos problemas...

Beijos!

delicadissima.com

Jeniffer Yara disse...

E é super verdade tudo que você escreveu, compartilho da mesma opinião. Mesmo estudando em colégio particular desde a minha quinta série, eu estudei antes em escola pública e não era tão ruim assim sabe, mas naquela época, e mesmo não sendo tão ruim o ensino, vi muuita diferença quando fui para o colégio particular. Com certeza nosso país precisa de muito mais investimento na educação pública. E com certeza, na maioria dos casos, alunos de escola pública não são 'iguais' a alunos de particulares, tem um abismo no ensino entre essas duas escolas, infelizmente.

Beijos
http://mon-autre.blogspot.com/

Anônimo disse...

Concordo com cada palavra dita!

Meu blog:

http://rendasdecetim.wordpress.com/

Unknown disse...

Maior verdade!
Minha tia é professora de escola pública, mas as filhas delas estudam em escola particular. Ela prefere gastar fortunas a deixá-las em colégio público e eu acho isso muito errado.
Eu mesma sempre estudei em escola pública e passei pra CEFET e pra Federal de Química pra fazer o ensino médio. Eu acho que as escolas públicas são alvo de preconceito simplesmente porque são públicas e dão oportunidade a QUALQUER UM que queira estudar. O governo deveria investir mais nas escolas, mas as pessoas deveriam por mais credibilidade nelas. Nós podemos tanto quanto os alunos de escola particular.

Romário Marques disse...

Concordo com tudo o que você escreveu.

E ainda existem também as mães que colocam o filho na escola só pra receber o tal bolsa família.

Acho isso horrível. ¬¬

Post novo lá no blog. Passa lá?
http://romariomarquess.blogspot.com.br

Thalita Maia disse...

Se o País se focasse mais na educação seria muito melhor, sem comparação!
Beijos ;*
just-a-girl21.blogspot.com.br

Larissa disse...

É, o Brasil tem um problema sério falando na Educação. Se o país deixasse de fazer as coisas menos importantes, parassem de roubar, e focar na saúde e educação, esse país estaria, conserteza, muito melhor.

http://girlsrepublic-s2.blogspot.com.br/

Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} disse...

oi querida,
adorei o post! A educação, que deveria ser a base de tudo, ultimamente anda tão desprezada pelo governo, que dá até vergonha de ser brasileira. Os investimentos acabam indo para coisas inúteis como copa, olimpíadas, etc. lamentável :S
boa semana
;*

Nathalia Passarinho disse...

Ótimo o Texto.
Tive que rir da Imagem kkkkk
É bem assim mesmo.

Fernanda Zucolotto disse...

Oi Carol. Eu concordo plenamente com o que você diz, afinal, o Brasil tem um nível péssimo de educação nas escolas públicas. Nunca estudei em escola pública na minha vida, então não sei exatamente como é, os horários de aulas e ensinos, mas mesmo assim, eu entendo sobre o que você está dizendo. Muita gente diz que devemos valorizar o que temos pois existem crianças lá na África que estão passando fome ou nunca frequentaram uma escola sequer. O problema é que essas pessoas não pensam na tendência de melhora, só pensam que assim está bom e se está bom, não precisa melhorar. O ponto é que SEMPRE dá para melhorar, não importa quão bom esteja.
O nosso país tem de tudo para ser o melhor, tem as paisagens mais belas, bons artistas, escritores admiráveis, os nossos blogs (que é outro meio de educação que devia ser valorizado), tem grandes empresas e várias coisas que fariam daqui, um país maravilhoso.
Como você disse, ele é o 6º no ranking da economia, mas na educação que é o fator mais importante, o Brasil insiste em deixar como está. É claro que as vezes notamos algumas diferenças como o salário dos professores e o aumento da taxa de pessoas alfabetizadas, mas são poucos dados, quase insignificantes perto do que realmente poderia ter mudado.
Quando houve aquele terremoto seguido de tsunami no Japão há pouco tempo, que devastou tudo, fez uma limpa lá, mesmo que aquele era um dos países mais desenvolvidos do mundo, você sabe o que eles fizeram? Pegaram os melhores professores de todo o mundo e colocaram as criancinhas de hoje como educandos, visando no futuro, essas crianças com a maior educação e conhecimento do mundo, aprendidas com esses professores, farão o futuro do Japão, ou seja, farão com que ele se reconstrua e melhore ainda mais. Esse é outro problema do Brasil, não pensa no futuro e não tenta melhorar.
Acho que se o governo do país tentasse mudar algo para esse lado, tudo aqui ficaria melhor. Teriam mais acesso de emprego, assim teriam melhoria de vida a todos e todos poderiam pagar um bom ensino e uma boa escola. Ou seja, a educação leva muitos tópicos importantes que podem mudar a vida de milhares de pessoas, basta o Brasil abrir os olhos.

Eu amei sua postagem, acho importante que blogs tratem de assuntos como estes, porque na maioria das vezes, eles só falam de coisas fúteis (como o meu) e deixam de englobar essas informações e esse conhecimento necessário para formar qualquer humano. Acho importante que debatamos sobre isso, pois como somos os jovens de hoje, podemos mudar isso no futuro.

Beijos, Fernanda.
http://meianoiteequinze.tk

Juliana Rielli disse...

Carol! Adorei o texto! Realmente a educação é tudo, e aqui no Brasil não é valorizada, vemos isso no salário do professor que deveria ser um dos mais altos e é baixíssimo!
Beijos
glittersweet.blogspot.com

sss disse...

Concordo com você em tudo, adorei essa tirinha HAHAH Bem verdade!

HAHAHA Aquele "A" foi feito com o mouse , pow é só onde tá escrito 'massa' tu aumentar e fazer com calma :)

http://evelynrestyles.blogspot.com.br/

Beatriz disse...

Olá !

Acho que você disse tudo no texto! Eu estudo numa escola pública, e pior, numa escola pública no interior de Minas Gerais, onde os professores são mal pagos e sempre estão pensando em fazer greve.
Eu acho que para o Brasil realmente crescer, temos que pensar primeiro em educar as nossas crianças. E depois, o resto vem sem tanto esforço.
Eu estou no 2º ano do Ensino Médio, e na minha sala, tem gente que não sabe ler direito. Ou até lê, mas não compreende. Acho que isso é uma vergonha ;x

Beijo

LUANA ANDRADE disse...

Na minha sala,tem mtt gente que vive falando que nao queria estar la estudando,e que odeia escola mais eu acho isso uma coisa ridicula pois eles ja se poram no lugar de uma criança que morre de vontade de estudar e nao pode? eu gosto de estudar,eu gosto de ir para a escola mesmo que as vezes pareça mmt chato.
Tem gente que poderia começar a dar valor ao que tem né? afinal,nao é igual para todo mundo rs.

Tem post novo la no meu blog,comenta?
www.paradateen1.blogspot.com
Beijos&Beijos!

Cherry Sweet disse...

Eu concordo com você amor, a educação no Brasil esta totalmente precária. E se isto acontece, que futuro teremos ? :S Bjos

http://luci-lyly.blogspot.com

Unknown disse...

Concordo contigo. Mesmo a grande maioria dos jovens frequentando escolas, poucos deles conseguem, realmente aprender as coisas no colégio.
Tomara que o Brasil consiga acordar, mas sinceramente, acho que o nível da educação só vai crescer daqui MUITO tempo.

Beijo
Sem querer me intrometer

Carol Vasconcelos disse...

Nossa a educação publica no Brasil chega a dar vergonha. Nunca que um aluno de colégio público chega ao nível de um de colégio particular, infelizmente né.

Eu vi que você achou que eu ia escolher o de bigodinho hahahaha. Achei fofo você analisando meu layout pra tentar adivinhar quais eu tinha escolhido ahahahahha

bj
depois-da-primavera.blogspot.com

Maria disse...

Concordo com tudo. As vezes você também quer aprender mas a sala toda tá gritando berrando lá e você não consegue se concentrar. Queria ver se fosse pago, iria ser bem melhor :/

Beijos ;*
refugio-teen.blogspot.com.br

Fernanda Zucolotto disse...

Oi Carol, tava com saudades dos meus comentários gigantescos? Eu também sentia falta dos seus <3
Realmente acho que eu tenho sorte de nunca ter estudado numa escola pública. Depois de ter lido o seu post, fui perguntar para a minha mãe (que é coordenadora de uma escola pública da minha cidade) e pedi algumas explicações pra ela. E claro, falta de investimento é o fator que mais contribui para a não educação. Como você disse, a maioria dos alunos de escolas públicas não tem muita motivação ou incentivo e acham que qualquer coisa que eles arrumarem para se sustentar está bom, mas devemos pensar também naqueles que se esforçam muuuito para passar nas universidades federais e poder ter um ótimo emprego, mas o sistema de ensino não o permite isso e nem suas condições financeiras. Imagina quão horrível deve ser? Eu tenho muita sorte mesmo, mas nem por isso desvalorizo (:

Eu quero um novo post logo dona Carolina. Se você deixar de fazer um novo post a gente vai ficar sem assunto porque não tem mais o que dizer sobre isso, hahah. EU QUERO UM POST NOVO. CAMPANHA CONTRA O MG, SAKOU MANOLO? KKKKKKKKKKKKKKKKK

Beijos, Fernanda.
htto://meianoiteequinze.tk

Érr# disse...

Oii Carolzita linda
estou bem melhor amiga, obrigada por se preocupar! Depois anjo me passa qualquer contato seu, face e tals para conversarmos mais viu?
Espero que você já esteja melhor com as suas decisões, eu também estou em uma fase complicada, muita coisa sobrecarregando, pessoas cobrando e a pressão que vem de todos os lados, não só da escola mas também com outros assuntos.
Mas sabe eu aprendi a relaxar, tentar levar tudo na boa se não a cabeça não aguenta flor. Tem que ir com calma e respeitar o seu coração também, porque caso o contrario nada do que você faça vai ser realmente para você! Pensa nisso tá?

Poxa acredita que semana passada a educação no brasil foi o tema da minha aula de sociologia? incrível como em pleno séc XXI as pessoas dão mais valor a uma panicat careca ou a um estadio de futebol do que a educação das pessoas que são o futuro dessa nação. Mas sabe eu ainda tenho fé que as coisas mudem, quer dizer, aos poucos elas estão mudando mas o certo seria acelerar esse passo poxa!

enfim amiga, se cuida viu?
bjbj http://viceveersa.blogspot.com.br/

:] disse...

Esse trechinho do texto, diz tudo: "Apesar de 80% dos jovens de 15 a 17 anos frequentarem escolas, isso não significa, necessariamente, que eles sairão de lá instruídos.", realmente a educação no Brasil não tá nada legal, e acho que isso acontece mais pelos alunos que atrapalham as aulas.

Parabens pelo blog! Ele aborda temas muito interessantes que a maioria dos blogs adolescentes não aborda; Acompanho seu blog a um tempinho e não sei se você lembra, mas sou do blog Desneurando, ele estava desativado mas voltou!
www.d-e-s-n-e-u-r-a-n-d-o.blogspot.com

Eve disse...

Esses dias eu tive uma discussão com um colega da faculdade sobre isso.Eu disse que em vez de gastar dinheiro com estádio para a copa do mundo, o governo poderia usá-lo na educação e na saúde.Ele ficou horrorizado e disse "Mas já tem dinheiro reservado para isso".
É por isso que a situação não muda, o povo brasileiro é conformado com aquela escolinha meia boca, com janelas quebradas e paredes riscadas, professores mal pagos e tão desinteressados quanto os próprios alunos.Como você disse, o importante é a fachada, se o aluno está dentro da escola está tudo certo.
Adorei seu post, de verdade.Beijos.

Gabi (GRYMORA) disse...

Sério, os seus comentários são os melhores! KKKKKKK! Eu concordo plenamente com a sua ideia. Infelizmente a elite gosta de brincar com a nossa cara enquanto nós rimos, achando que tudo não passa de uma realidade irreversível.

Beijos!

delicadissima.com

Sabrina Sgarbi disse...

é amiga.. nem tenho o que dizer... as gurias aqui de cima falaram tudo!

Brasil esta longe do 1 mundo!

beijoooos

Aline disse...

Eu concordo plenamente. Sempre digo que o problema dessa porcaria de país (revolts) é a falta de estudo. E eu, pessimista do jeito que sou, ainda penso em teorias conspiratórias e acho que estamos aqui pois a parcela minúscula rica do país quer assim. E mantém assim. É bom ter gente que não estuda, gente que não pensa. Gente que não luta por direitos básicos. Para eles é bom.

E pra gente?

Revolução já! Nem que seja no mundo ao seu redor. E aos poucos.

Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} disse...

oi querida,
a série Irmandade da Adaga Negra tem até agora 8 livros hehe

me avise quando postar aqui novamente :D
ah, tem post novo la no RB!
;**

O Neto do Herculano disse...

Nesse Brasil brasileiro
educação é mesmo um luxo,
ou uma "mania de grandeza".

:] disse...

Pois é, não aguentei de saudades e tive que ativar o blog; Mas nesse tempo que meu blog ficou desativado não deixei de visitar aqui não, viu? Achei que você nem se lembrava mais de mim, rs.
www.d-e-s-n-e-u-r-a-n-d-o.blogspot.com