2 de fev de 2013

A atuação da mídia nas tragédias


É incrível como a mídia se aproveita das tragédias. Acho que os chefões da imprensa dançam de alegria quando coisas do tipo acontecem. A cobertura do incêndio ocorrido na última semana na boate Kiss, em Santa Maria-RS, vem sendo INESCRUPULOSA.

Na segunda-feira, logo após as notícias se espalharem, uma garota comentou em voz alta na rodoviária: "agora vão abusar do sofrimento alheio, fica vendo". E foi mesmo impossível ligar a TV nos últimos dias sem encontrar programas contando a história de vida dos mortos na tragédia, ou pior, transmitindo os enterros dos mesmos e mostrando parentes e amigos chorando nos microfones.

E o mesmo acontece com vítimas das enchentes, vítimas da seca, e vítimas de tudo mais. Ok, eu até concordo que é essencial mostrar o que está acontecendo e o quanto essas catástrofes afetam a vida das pessoas. No entanto, tudo tem limite. Ninguém aguenta ficar três horas ouvindo a Sônia Abrão fazendo melodrama sobre o mesmo assunto.

PS: E aproveitando o tema, achei ridículo dizerem que as famílias das vítimas de Santa Maria terão que receber idenização porque a culpa foi do governo. E quanto às centenas de pessoas que morrem todos os dias porque não conseguem atendimento nos hospitais públicos? Alguém ideniza suas famílias? Acho que não.

18 comentários:

Camilla ♥ disse...

A mídia como sempre sendo escrota e ridiculamente aproveitadora ¬¬

Não tenho mais inspiração pra escrever humor no meu blog, sei lá, não me sinto mais bem pra isso HJKGFHKGFKJ E agora tenho uma página de humor no Face e um blog pra isso, só que pro Bayern, então eu to direcionando meu humor pra outras coisas e tendo novos planos pro Sugar Dance.

Beijos e bom domingo ♥

Sugar Dance (clique no perfil para visitar)

Meia Noite e Quinze disse...

Oi Caksssss :B Estava com tantas saudades de você, não faz ideia e finalmente o cordeirinho retorna. Caks chic agora trabalha num estágio, que foda :B Me conte mais sobre essa vida maneira e independente que está levando desde que esqueceste eu e a Claaa, conte maiss. Eu espero que você poste no blog mais regularmente e que agora você lembre de suas amigas menos favorecidas -q
Se quiser me passar teu celular tbm, mando mensagem o dia inteiro, muahaha. Sobre o seu comentário lá no blog, obrigada pela dica de personalizar o caderno, pena que meu ano letivo já começou e agora é só correria, mas quem sabe no segundo semestre, eu precise de um caderno novo e corro pra customizar.
Se quiser, deixo você fazer um DIY pra me ajudar, kkkk. Seja uma boa pessoa.

E agora sobre o mais importante que é o seu post, meus parabéns por conseguir ser tão sincera em relação a essas coisas, muitas pessoas deixam suas mentes muito sem anticorpus e a mídia acaba infiltrando na mente dessas pessoas e as deixam cegas sobre os assuntos de publicidade, tragédia e da realidade social do povo de hoje em dia.
A catástrofe do incêndio da boate Kiss lá em Santa Maria foi horrível e como se não bastasse tudo que a mídia já faz pra cobrir esse tipo de coisa, e ganhar ibope, eles agora estão filmando o enterro dessas pessoas. O QUEEEEE? PERAÍ QUERIDOS, VAMOS PENSAR UM POUQUINHO. Mano, o que eles vão ganhar com isso? Só vai eternizar a dor que essas pessoas e os seus parentes, vizinhos, amigos estão sentindo agora. Pra que fazer tudo isso? Audiência vale tanto assim?
É por isso que não fico assistindo coisas como essa, como BBB, coisas fúteis que não vai acrescentar em nada nas nossas vidas.
E aí eu chego lá, ligo a tv pra ver sei lá, Violetta na Disney e vejo mais tragédias, famílias chorando, fotos e vídeos de tudo que aconteceu ou ta acontecendo.
Aposto que você entende o que eu estou tentando expressar, mesmo sendo tipo, as mesmas coisas que você falou no post. Isso me enoja, a mídia me enoja.

Então é isso Caks sua linda, espero que o meu comentário não tenha ficado muito grande, mas tem certas coisas que merecem ser comentadas e outras (como a sua volta) que significam muuuito e portanto, queria te dar as boas vindas de volta. UM BEIJOOOOOOOOOOOOOO <3

Fernanda,
www.meianoiteequinze.com

Evelyn disse...

Concordo plenamente Carol, fora que eu me sentia super mal me deparando com aquele sofrimento todo e a impressa apenas em busca de mais audiência :/



http://amoresepipoca.blogspot.com.br/

Jessica Mendes disse...

Carol, já estava sentindo falta dos teus posts. São sempre muito bem escritos e essa é a realidade. Não curto o pessoal da imprensa "forçarem" os parentes e amigos e até mesmo as vítimas. Não sabia que as familias serão indenizadas, nem achei que o governo teve culpa, maaaaas eu sou meio leiga pra falar já que eu não fui à fundo na noticia. =/
Vi umas fotos e me senti super mal D: foi um terrivel acidente ;_;
http://www.valeu-a-pena-esperar.com/

Maria disse...

Pior que é verdade. Mas convenhamos: a mídia é um bicho sensacionalista, e isso não é novidade.

Dayane disse...

Adorei demais esse post e falou a realidade, eu não conseguia ligar a TV porque só dava isso, eu acho que em uma tragedia dessa o minimo que se pode fazer é respeitar a família e não esses jornalista que fazem de tudo para achar alguma coisa nova para da ibope, isso é o cumulo de ridículo, concordo em tudo com você.
Beijinhos
conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

marcela disse...

O que se vê hoje é uma falta de respeito absurda com o ser humano, sabe?E outra, programas como o da insuportável da Sônia Abraao só fazem sucesso se valendo desse tipo de tragédia pq tem gente q dá audiência. Muito triste. Beijos!

Nah Sodré disse...

Trabalho com a mídia e concordo em partes com vc, é realmente importante falar sobre esse assunto, apontar possíveis erros que juntos impulsionaram essa tragédia, é um absurdo mesmo o sensacionalismo em cima disso e como vc disse o "melodrama" sobre um assunto tão delicado e de pessoas que estão sofrendo, mas acho justo elas serem indenizadas sim como as que morrem por outros erros do governo deveriam ser também, para que eles paguem suas falhas e se esforcem mais em não falharem novamente e porem em risco ou até mesmo acabarem com a vida de pessoas inocentes... amei seu blog =D bjokas!

Amanda Montt disse...

Não desvalorizando as outras tragédias, essa me deixou puta porque era completamente irritada. O lugar era despreparado, os caras da banda uns idiotas, o dono do lugar mais babaca ainda e os funcionários não foram orientados para reagir a incêndios. Acho que merecem indenização exatamente por isso, mas eu ficaria meio ~sentida~. Coisa minha mesmo, do tipo 'poxa, to lucrando com a morte do meu irmão!' e ficaria meio mal. Mas é isso, a mídia é insensível, é só o trabalho dos caras e tal, mas um pouco de vergonha na cara e sensibilidade dos ~superiores~ também seria bom.
Beijos ♥

Conspirantes

Camila Tuan disse...

A mídia como sempre é totalmente inescrupulosa.
Eu usei esse tema em uma redação minha do Enem.
Gente eu não me conformo como as pessoas tem coragem de ganhar a vida através do sofrimento alheio e ainda acham que isso é notícia... ah por favor né.
É lamentável que aconteça isso...

bjOos

decahaz.blogspot.com

Jessica Mendes disse...

Você chora no tio camelô?? hahahah bate o/\o
Você vai fazer faculdade de quê?
Espero que tenha recebido sua carta para hogwarts!! A minha está atrasada, ainda não entendi porque não chegou U_U acho que as corujas estão sendo interceptadas. hhahahahhaha
Bom feriado querida!! :)
http://www.valeu-a-pena-esperar.com/

Aline disse...

Eu concordo contigo quando diz que a mídia é inescrupulosa. Na verdade, tudo é uma questão financeira, então quando ocorre uma catastrofe, todos querem saber do ocorrido, tim tim por tim tim, então se forma a audiência. Audiência é o que faz a grana aumentar, e aí entra a mídia, tanto impressa quanto televisiva. A televisiva, a que eu acho que mais se sobressai nesse quesito "adoramos uma tragédia", vai tentar tocar o coração do telespectador e tentará mantê-lo ali, enquanto todos os detalhes são contados, para que a publicidade possa pagar os canais.
Bom, enfim, acho que o ideal seria aprender com tragédias, logo gostaria que jornalistas usassem tragédias como aprendizado, para mostrar o que poderíamos fazer, o que cidadãos e governo poderiam prevenir. Não precisavam ser imparciais, mas a tristeza das famílias que perderam entes queridos não deveria ser sinônimo de fazer dinheiro, às custas de jovens mortos.

Mas sobre a indenização... De certa forma, as pessoas que sofreram com a consequência devem ser indenizadas de algum jeito. Perder um filho de 20 anos num incêndio pode enlouquecer muita gente. Psicólogos não trabalham de graça, nem assistentes sociais. E outra: alguns jovens podiam ajudar no sustento da casa, e isso contribuiria para uma família buscar seus direitos na Lei. O que acontece com outras tragédias é que as pessoas não conhecem seus direitos, e por isso não correm atrás de indenizações por danos morais e materiais. Acho que cada um tem o livre arbítrio de decidir buscar direitos na justiça ou não, e a própria justiça é muito subjetiva, ou seja, cada um interpreta do seu jeito, mas a constituição está ali, para ser seguida. Um exemplo: Os donos da boate foram considerados criminosos, pois, pela lei, tiveram a intenção de cometer crime hediondo, no qual mais de 200 pessoas morreram no incêndio. Eles assumiram o risco ao deixar funcionando aquela boate, sem as devidas prevenções. Mas, cá entre nós, você acha mesmo que o dono de uma boate tinha a intenção de assassinar mais de 200 jovens? Sentir culpa disso, ser noticiado, ser punido, ir para a cadeia, perder vários privilégios, dormir com a consciência pesada (e mais qlqr exemplo do que eles devem estar sentindo agora)? Eu acho que não. Mas a Lei tá aí para não fazer do mundo um caos (ou fazer, pq né), e culpar pessoas pelas consequências de alguns atos.
Bom, enfim, nossa, falei demais!

Ei Carol, tava com saudades suas. Fazia tempo que não vinha aqui, tava sem tempo - aquela desculpa do século XXI :~~

Te indiquei para um meme, nem sei se já respondeu. Se não, tá aqui, ó: http://escrevacarlaescreva.blogspot.com.br/2013/02/meme-7-coisas.html

Um beijo, adoro suas críticas, menina :)

sukita de uva :3 disse...

Ah, é assim mesmo. Tem pessoas, e ate trabalhos como o de jornalista, que "mamam" através do sofrimento das pessoas. É triste, mas é a realidade.

O que eu achei absurdo dessa historia foram culpar os seguranças e a banda pelo acidente. Primeiro, que os seguranças estavam apenas fazendo o seu trabalho. Aposto que parecia uma briga mesmo, pq você sabe né, o povo não pode ver uma confusão que sai gritando e pulando por ai (como se fosse festa).

E como no jornal disse, a banda que apresentou soltava aqueles fogos SEMPRE, era algo tipico. Então é normal que os fãs e as pessoas que vão assistir, queiram ver. Seria prejuízo se eles não fizessem né? Acho que a culpa disso tudo foi do destino e dos donos da boate que não tinha nada legalizado. Apesar que ficar culpando um ou outros não vai trazer ninguem de volta né...

Enfim, falei coisas nada a ver com o post mas me empolguei, sorry u-u
SAUDADES DE TU!!1!!

sukita de uva :3 disse...

Ah, é assim mesmo. Tem pessoas, e ate trabalhos como o de jornalista, que "mamam" através do sofrimento das pessoas. É triste, mas é a realidade.

O que eu achei absurdo dessa historia foram culpar os seguranças e a banda pelo acidente. Primeiro, que os seguranças estavam apenas fazendo o seu trabalho. Aposto que parecia uma briga mesmo, pq você sabe né, o povo não pode ver uma confusão que sai gritando e pulando por ai (como se fosse festa).

E como no jornal disse, a banda que apresentou soltava aqueles fogos SEMPRE, era algo tipico. Então é normal que os fãs e as pessoas que vão assistir, queiram ver. Seria prejuízo se eles não fizessem né? Acho que a culpa disso tudo foi do destino e dos donos da boate que não tinha nada legalizado. Apesar que ficar culpando um ou outros não vai trazer ninguem de volta né...

Enfim, falei coisas nada a ver com o post mas me empolguei, sorry u-u
SAUDADES DE TU!!1!!

Camilla ♥ disse...

Oi Carolis!

Tudo bem? Passei pra dizer que tem post novo :3

Beijos *-*

Boa quarta!

Sugar Dance (clique no perfil para visitar)

Mara Silva disse...

A mídia é aproveitadora e fútil. Detesto ter que ver em casos de tragédia o familiar lá sofrendo e os repórteres em cima perguntando mil coisas!! Aff.. Muito legal o post!!
Meu blog é novo, se puder dar uma passadinha e dizer o que achou!! Curtido a nossa Fan Page você recebe todas as atualizações do blog no seu Face!! Ah, ja estou seguindo aqui!! Beijão :*
http://aforademoda.com

Jessica Mendes disse...

Menina, li totalmente teu post sobre as vantagens de ser invisível. Super demais neh o filme? Aqui na minha cidade, veio entrar em cartaz esse ano, acredita? ¬¬º mas eu acabei assistindo pela internet, pois nao aguentei a ansiedade. Um filme sobre adolescencia, mas muito maduro mesmo néh? Amei a Emma e o Logan, fizeram um casal taum munito!! Fiquei *-* depois de assistir. Já a minha amiga não curtiu pois, achou apelativo. Eu não achei tanto (estava preparada psicologicamente para ver o que retratava no livro kkkkkkk mas nao teve nada de mais).
Bom, ainda bem que achei uma pessoa que surtou tanto quanto eu com o filme.
http://www.valeu-a-pena-esperar.com/

Realistas . disse...

OOOOOOOOOOOI CAROL, quantas saudades de você e da Fer, cara!!!!!

Quando se fala em mídia eu tenho vontade de pegar uma arma e ir atirando na cabeça de cada jornalzinho de merda que fica inventando coisas.
Enquanto eles ficaram aí mil anos falando da tragédia de Santa Maria, no Nordeste estava morrendo muitas mais pessoas com fome.
Isso o Brasil não joga pra frente, nem muda né?
Acho idiotice eles desorganizarem milhões de festas, só por causa disso.
Cara, nunca ligaram para saídas de emergências, nem nada disso, e agora com essa tragédia aí (que nada vai inverter) eles tentam "arrumar" a merda que fizeram.
Enfim, o que se resume isso é CAPITALISMO.
Mas né... estamos falando do Brasil e sua Mídia Ridícula.

ENFIM CARA MUITAS SAUDADES DE VCCCCC E DA FERNANDS, tava pensando em voltar com o blog, já que estou tendo mais tempo.... enfim, vou tentar de tudo! Tenho muita falta disso aqui.

Skype: (acho que já estamos adicionadas)
Facebook: http://www.facebook.com/claksdalton

Enfines, é isso cara!!!